sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Oficial e finalmente, estamos a caminho do Beta 1!

Desde o dia 02 de novembro passado, após a realização do BeGeistert 026, a equipe de desenvolvimento do Haiku iniciou uma discussão sobre a mudança no calendário de lançamentos do sistema operacional, com vistas a lançar o primeiro beta e preparar o terreno para a versão final. Na coordenação dos trabalhos está Adrien Destugues, vulgo PulkoMandy, responsável pela atualização do WebKit e melhorias no Web+.
Segundo PulkoMandy, o reduzido interesse na compatibilidade com os antigos - e obsoletos, diga-se de passagem - programas binários do BeOS R5, a adoção cada vez mais crescente pelos usuários de alternativas em Qt e Java e a necessidade, por parte dos desenvolvedores externos ao projeto, de uma versão estável para poder criar novos aplicativos para a plataforma forçaram a mudança de paradigma de desenvolvimento, o que é uma notícia alvissareira para todos nós!
Para os órfãos do R5, não há com o que se preocupar: a equipe do HaikuArchives vem trabalhando na modernização do código dos antigos programas, quando o código-fonte está disponível. E sempre será possível criar uma camada de abstração para rodar os aplicativos fechados, usando emuladores.
Neste primeiro momento, para o Beta1, está sendo feito um trabalho para melhorar o HaikuPorter, que é desenvolvido em Python, a fim de automatizar a criação de pacotes por meio de recipes. Assim, é solicitado apoio de usuários com bons conhecimentos da linguagem para dar suporte ao Oliver, responsável por esse trabalho.
Para o desenvolvimento da versão final, a ideia defendida por PulkoMandy é a de usar o trunk do Haiku para abrigar a versão R2 (algo como o Factory do OpenSuSE), de uso exclusivo dos desenvolvedores. O R1 seria derivado do branch do Beta1, sendo que não receberia mais nenhuma nova funcionalidade, apenas correções de bugs. A versão final seria lançada entre 3 e 6 meses depois do lançamento do Beta.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário