sexta-feira, 15 de março de 2013

Voptop Beta 1.2.0 - Um cliente "Skype style" para o Haiku


Foi disponibilizado esta semana no Haikuware a versão beta 1.2.0 do Voptop, um cliente de VoP2P, instant messaging e transferência de arquivos por meio de uma rede descentralizada (P2P). Ele permite telefonia anônima em redes fechadas usando tecnologia Voice over Peer to Peer, seja através de computadores ou de smartphones utilizando a Internet. Seu uso é gratuito.
O conceito do Voptop foi desenvolvido na tese de bacharelado do desenvolvedor, Robert Stiehler. Como toda rede P2P, ele usa o conceito de "peers", que podem ser os próprios clientes Voptop. Os pacotes de dados/voz viajam de peer a peer até chegar no destino, sendo encriptados para que os peers não tenham acesso sem permissão.
Apesar de ser um cliente de telefonia via Internet, ele não acessa as redes do Skype e outras centralizadas. Até o momento, só existem clientes para ele na plataforma Haiku, embora estejam previstos para os SOs mais conhecidos, inclusive iOS e Android. Ou seja, uma outra opção de comunicação além do Caya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário