domingo, 11 de novembro de 2012

Haiku OS R1 Alpha 4 "final"

Neste dia 12 de novembro está sendo lançada a versão Alpha 4 do Haiku OS, após 17 meses de trabalho duro entre desenvolvimento, internacionalização, maior suporte a hardware e novos aplicativos. Segundo o calendário da equipe de desenvolvimento, este é o último Alpha do sistema operacional. A próxima versão será o único beta e, depois dele a versão efetivamente final do Haiku OS R1.
O lançamento do Alpha 4 é mais um marco dentro do desenvolvimento do Haiku, pois foi o que mais tempo passou para ser lançado, trouxe consigo o suporte a WPA/WPA2 com o porte do wpa_supplicant, permitindo agora suporte completo a redes sem fio, além de trazer a tradução completa do sistema para o português brasileiro.
Com isso, o Haiku está mais maduro, confiável e preparando-se para a total estabilidade, ambiente propício para a atualização de aplicativos antigos e o desenvolvimento de novos para a plataforma. Este é também o momento para convidarmos mais pessoas a instalarem e testarem o Haiku, sua tradução e seus aplicativos. Uma comunidade mais forte, com um bom número de desenvolvedores locais pode ajudar grandemente ao Haiku se tornar um sistema operacional com grandes diferenciais, além daqueles que já possui hoje, como rapidez, gerenciamento otimizado de processamento, leveza e robustez.
Sem dúvida, o Haiku tem uma grande vocação para plataforma de jogos, áudio, vídeo, CAD, desenvolvimento e outros tipos de tarefas que exijam poder de processamento e disponibilidade mesmo em configurações de hardware modestas. Com uma resposta rápida e precisa às solicitações do usuário, agrada em cheio aqueles que não gostam de ver a "ampulheta" do Windows quando chamam um aplicativo. O que lhe falta, entretanto, é uma quantidade ampla de aplicativos. E isso só será sanado quando o Haiku voltar a ser atraente para desenvolvedores e usuários, assim como o foi o seu antecessor, o BeOS.
Aguardemos o lançamento oficial do Haiku Alpha 4 dentro de algumas horas e vamos experimentar este pequeno grande sistema operacional que pode surpreender o usuário mais exigente!

Um comentário:

  1. O tenho instalado em meu Dual Core e é muito rápido, pena que ainda seja um Alpha, mas já demonstra que será um grande Sistema Operacional. De agora em diante, acompanharei seu desenvolvimento. Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir